segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Verão na praia de Segirei

Novidades: nova gerência do bar e presença de cães

A praia fluvial de Segirei, na vizinha freguesia de São Vicente da Raia, todos os anos, na época  balnear, atrai , diariamente, dezenas de veraneantes das aldeias raianas, tanto portuguesas como galegas, assim como de emigrantes a gozar férias nas terras de origem.


Aqui, residentes de Argemil  em  ameno  convívio, à volta da mesa redonda, com amigos e vizinhos, um dos quais, o senhor Mário, é Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente da Raia.


Este ano, a exploração do bar que presta serviço aos banhistas e a grupos que usufruem do espaço arborizado  para fazer piquenique,  mudou de gerência. Com a vinda dos proprietários, um casal luso-espanhol, vieram também as informações do menu em castelhano, sem tradução para português  e ´as "tapas" do outro lado da raia.


A acompanhar a Sagres - gracias que a cerveja nacional continuou a ser servida - deixei de poder petiscar tremoços e amendoins!  Também senti algumas dificuldades de comunicação por falta de conhecimento da língua de Camões, chegando a ter a sensação de me sentir estrangeiro em Segirei, território nacional!



Mas o que mais estranhei relativamente a anos anteriores,  foi a circulação de cães, aos seis e até mais, por entre  os frequentadores do espaço público, sem que os donos se sentissem constrangidos de os levar para a água, ao lado de banhistas.




No entanto não vi ninguém preocupado com a saúde pública. A falta de educação para a cidadania, de muitos portugueses, conduz ao laxismo, ao deixa andar. Indignado com o que presenciava, interpelei alguns dos donos mas, perante a reação agressiva e temendo levar alguns sopapos, ou ter os pneus do carro furados, participei as anomalias à Junta de Freguesia de São Vicente da Raia, proprietária do espaço público.



O senhor Mário, Presidente da Junta, foi cortês comigo.  Prometeu falar com os proprietários do bar e colocar placas com a indicação de que não era permitida a presença de cães na praia.  O verão passou sem que a medida fosse tomada. A solução foi deixar de ir à praia. Uma pena a saúde dos utentes não estar em  primeiro lugar.


A praia de Segirei não é só um logradouro público aprazível. É também lugar de passagem de caminheiros, adeptos da Natureza, e de peregrinos de Santiago de Compostela, não sendo raro  vê-los passar com a mochila às costas. 


Este solitário peregrino espanhol veio de Castela, pelo ramal sul do Caminho da Prata que passa por Bragança e Vinhais. De Vinhais até Segirei  e da aldeia até Vilardevós, na Galiza, a rota está devidamente assinalada



Pelas terras altas da raia, ir de Travancas à praia de Segirei  e regressar com histórias de encantar,  acerca de javalis e corças que se atravessam à nossa frente, ou de aves que se avistam na berma da estrada e a voar, é uma viagem que nenhum de nós pode perder!


Por todos os seus atrativos, a ida à praia fluvial de Segirei, no Rio Mente, é um mergulho na Natureza!





Sem comentários: