sábado, 14 de setembro de 2013

Boas-vindas à União de Freguesias

Roriz junta-se a Travancas


A freguesia de Roriz, extinta em 2013, no âmbito da reforma administrativa, foi agregada a Travancas, formando uma nova freguesia, denominada União das Freguesias de Travancas e Roriz.
 
 
 
 
 
Se em Travancas a agregação foi pacífica, assegurado no início do processo que a aldeia continuaria como sede da Junta de Freguesia, em Roriz,   alguns moradores continuam inconformados com a extinção da histórica freguesia que, antes de pertencer a Chaves, esteve integrada, até 1853, no concelho de Monforte de Rio Livre.
 
 

A freguesia de Roriz, -já vem do tempo do arroz quinze! Os da câmara é que fizeram isto, roubaram-nos; Fomos lá fazer barulho, chamámos-lhes gatunos!
 
 


Os partidos que aprovaram a legislação são poupados nas críticas, mas aponta-se o dedo aos políticos, nomeadamente aos do elo mais fraco da hierarquia do poder.  O senhor Antero Luís Ginja, presidente da junta de freguesia, pelo Partido Socialista, é o bode expiatório da frustração de alguns.



 
Discreto e afável, o senhor Ginja  andou a mostrar-me o centro histórico da aldeia. No final da visita ofereceu-me um interessante vídeo sobre Roriz e  fotocópia de um texto, através do qual vim a saber que em Roriz tinha havido um albergue para os peregrinos de Santiago.
 
 
 
 
 
 

Roriz, no recenseamento de 2011, tinha 164 habitantes, mais que Travancas, tomada isoladamente. A união das duas freguesias tem 564.




A típica varanda, trouxe-me saudades da casa onde nasci, numa aldeia da Terra Quente.


Pia batismal da igreja paroquial no adro,  transformada em floreira.



 
Roriz tem um rico património arquitetónico edificado em granito,
 


 
Embora haja casas em ruínas,  o centro histórico da aldeia está relativamente bem preservado,
 



 

Forno comunitário. Há outro.
 
 


Capela do Senhor dos Milagres cuja festa se celebra no primeiro domingo de agosto.



Roriz e Travancas, na mesma unidade administrativa, vão reforçar as boas relações de vizinhança.!



 
 

1 comentário:

eduardo alves disse...

Comprendo que a gente de roriz tenha reacoens negativas mas ate pode ser positivo Nao se diz a uniao faz a forsa desculpem eu talvez fale assim porque sempre tive Um carinho especial e normal ainda andei la na escola quando a dona lidia era a professora tambem em travancas estive quaze a casar la e onde tenho grandes amigos incluindo os meus visinhos em travancas pois por isso veja a uniao das duas aldeias positivo sem mais dezejo o melhor para todos e Um muito obrigado ao senhor que publicou as imagens.