quarta-feira, 20 de julho de 2016

O passarinho voou

Era uma vez ...
Postagem dedicada ao Vasquinho

Um passarinho



Nascido e criado  num dos ninhos do cabanal



Onde a mamã lhe trazia, no bico, rico manancial





O passarinho cresceu, até que um dia, incentivado pela mamã,  saltou do ninho. Contudo, desajeitado, sem saber como bater as asas, foi parar ao chão.



Um gato caçador aproximou-se sorrateiramente. Assustado com o felino,  levantou voo mas embateu no muro do pátio, tendo fincado bem as patas nas pedras, para não cair e servir de alimento ao gato guloso.



Ouvindo a mamã passarinha chamar por ele, levantou novo voo e conseguiu chegar ao telhado.
-Mamã, tive medo quando vi o gato saltar sobre mim!
-Filhinho, os gatos são predadores. Tens que ter muito cuidado com eles. Bom, agora é hora de comer. Vou procurar alimento para ti. Com sorte, trago-te uma   minhoca.



O passarinho ficou sozinho no telhado à espera da mamã, sem se aventurar a ir à sua procura.



O tempo foi  passando e ela  não voltava...



Mas, paciente,  não saía do telhado.



Dormita...


Boceja...




Até que, na voz do vento, lhe parece ouvir  a mamã chegar e vira-se na sua direção.


-Que alegria mamã, tu voltaste!


-Tive tanto medo que me abandonasses...


-Como vês, voltei, mas agora tens que ir comigo!  Vamos, vem atrás de mim!



-Olha, faz como eu, bate as asas e voa.



Imitando a mamã, o passarinho levanta voo mas não vai longe; cai no batatal, do outro lado da rua. Desesperado, sobe para o ramo mais alto de uma erva daninha.



-Pouca sorte, a minha! Mamã,  onde estás? Vem buscar-me!



A passarinha não estava longe. Pousada no cabo de eletrecidade, procurava-o.



Observava-o mas receava aproximar-se dele, por causa do fotógrafo intruso.



Contudo, enchendo-se de coragem, foi ter com o filhote.
-Estou aqui, não fui embora. Prepara-te, vamos voar juntos. Anda, meu querido, bate as asas e sobe.



Atento,  compreendeu a mensagem da mãe.



Sobrevoando os telhados de Travancas, voou alto, aos quatro ventos, sem se cansar. Feliz, fazia piruetas no ar!



Os girassóis floridos eram pontinhos amarelos, no linhar do batatal.




Depois de ter sobrevoado searas, copas de castanheiros e a capela de Nosso Senhor dos Aflitos, voltou ao cabanal, para fazer o reconhecimento do ninho, onde na próxima primavera fará a postura.  



Durante esse tempo, o passarinho raiano fará uma longa viagem de ida e volta a África, e será feliz!








Sem comentários: