segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Missa de Natal em Chaves

25 de Dezembro  - Igreja Matriz


Neste 25  de Dezembro fiz-me à  estrada para assistir  à  Missa de Natal,  às  18 horas, na igreja  matriz de  Santa  Maria  Maior. O espírito natalício e  a espiritualidade que se entranham em mim recompensam-me  pelos  500 km percorridos.

Finda a  Eucaristia subi à montanha, coberta por nevoeiro cerrado. A chegada ao Reino Maravilhoso,  terra mater, é sempre emotiva. Coração forte, porém, resiste!



Nave central e duas laterais, separadas por grandes colunas graníticas cilíndricas e unidas por arcos de volta.

A igreja matriz,  devido  a obras realizadas no reinado de D. João III, século XVI, possui   arquitectura românica, gótica e renascentista de influência  italiana.



Órgão de tubos, magnífico, de talha verde, vermelho e dourado, construído em 1766  e 1873 e  restaurado em  2005. Será que funciona?



Arquitectura gótica - Abóbada de nervuras, apoiada em mísulas.
Nos anos  40 do século XX , as obras de restauro retiraram  o reboco das paredes, tornando  o interior mais sombrio, austero e sóbrio mas fiel ao estilo original, da Idade Média. Um belo templo para meditação!









"Preparai  o  Caminho  do Senhor"


Na penumbra do templo, sem telemóveis  e isolado   do   mundo exterior  fico em silêncio e contemplação, em verdadeira paz ...   


Presépio. É Natal,  nasceu  o Salvador




Altar lateral - Jesus, segura  uma  cruz na  mão direita  e São José   lhe  dá   a mão na outra.


Beijo ao Menino no fim da missa, um velho costume. A  mole humana que enche a igreja de Santa Maria Maior irmanada no amor ao próximo.

Saio da igreja reconfortado pelo espírito natalício. Travancas espera por  mim!




Sem comentários: