domingo, 14 de agosto de 2016

Procissão de São Cornélio

Festa em honra do padroeiro da aldeia

São Cornélio, santo padroeiro da aldeia que leva o seu nome, na freguesia de Travancas e Roriz, tem a festa em sua honra, celebrada a 14 de agosto, de há uns anos a esta parte, para a ela poderem estar, diz-se, os emigrantes.


O dia do santo, no entanto, é  festejado pela igreja católica no dia 16 de setembro, juntamente com o de São Cipriano.


Inicialmente, o Dia de São Cornélio até foi celebrado a 14 de setembro, pois, segundo relato de São Jerónimo, no século IV, terá sido nesse dia que ele e o seu amigo, São Cipriano, bispo de Cartago - cidade da Tunísia - foram decapitados, às mãos dos romanos, por não renegarem a fé cristã.


Os sinos da igreja de São Cornélio repicaram dia 14 de agosto, chamando os fieis à celebração da eucaristia.
Dezenas de paroquianos de Argemil, Travancas, São Cornélio e emigrantes, encheram a igreja, enquanto alguns deles preferiram ficar fora, no adro.


 Terminada a missa, formou-se uma procissão com  três andores, para dar a volta à aldeia.




Os andores, bem enfeitados, encomendados a floristas de Chaves, são levados aos ombros dos pagadores de promessas, acompanhados por familiares e amigos.


Dois dos andores eram promessas a Nossa Senhora de Fátima,  o que denota, pela sua influência, a importância que tem para  a fé de muitos devotos.


O terceiro andor era o do padroeiro, acompanhado por um numeroso grupo. Nele, vê-se a imagem de São Cornélio  com  os símbolos da autoridade papal.



A "Charanga Ideal", de Verín, Galiza, acompanhou a procissão, tocando conhecidos temas religiosos.







A procissão, já quase a terminar a volta à aldeia.






Promessa cumprida!


De tarde e no arraial, no palco montado no largo ao lado da igreja, houve música, para aqueles que valorizam, na festa do padroeiro, a vertente lúdica, No bar da Comissão de Festas, quem quisesse, podia beber uns copos com amigos ou bailar uma moda.


Nota:
À noite dividi-me e, depois de passar pelo arraial, fui até ao outro lado da raia espreitar a festa de Arçádegos, aldeia onde também se encontrava gente de Argemil e Travancas.







Sem comentários: