sábado, 30 de janeiro de 2016

O nosso fumeiro

Produção caseira da São
saberes & sabores


A excelência da qualidade dos enchidos transmontanos, de produção caseira, satisfaz o paladar mais exigente  dos consumidores dos centros urbanos. Na zona de Lisboa há lojas  especializadas em produtos de gastronomia transmontana e nas grandes superfícies realizam-se feiras do fumeiro de Trás-os-Montes.  Às vezes, porém, vende-se gato por lebre!



Nas aldeias, a prática ancestral de matar recos e fazer fumeiro não se perdeu. Antigamente, os enchidos eram o sustento da casa ao longo do ano, havendo famílias que, tal como hoje, vendiam parte do fumeiro para complementar o rendimento do agregado familiar.



As alheiras de Travancas levam carne de porco  e, nos últimos anos, há quem, como a Dona Conceição Sá Pinto,  acrescente salsa à sorça, para ficarem mais apaladadas.



Presuntos, salpicões, chouriças, butelos, alheiras,  linguiças e orelheiras  pendurados nos lareiros dão à sua cozinha  a beleza de um céu revestido de irresistíveis iguarias gastronómicas.



O salsichão é um tipo de chouriço, bastante saboroso, oriundo há poucos anos da Galiza e cuja técnica as senhoras da raia serrana já dominam na perfeição.




Desde 2010 que a São participa na feira "Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro". Para o certame são convidados produtores cuja produção caseira é genuína e oferece garantias de higiene e qualidade. 
Este fim-de-semana, de 29 a 31 de janeiro, tem lugar a 11ª edição.
Porque não dar um saltinho ao Pavilhão Municipal de Chaves e saborear o fumeiro da  São?







Sem comentários: