sexta-feira, 8 de maio de 2015

Praça Padres Heitor e Flávio

 25 de Abril em Ribeira de Pena
Câmara homenageia dois filhos de Travancas

A Câmara Municipal, no âmbito das comemorações do "25 de Abril", inaugurou uma praça com o nome dos padres Heitor e Flávio, naturais de Travancas, párocos em paróquias do concelho de Ribeira de Pena durante mais de 40 anos.



Para a autarquia, o motivo da homenagem é que "Ainda hoje, se sente a deferência, a honorabilidade, o reconhecimento e o carinho que a memória e o exemplo de vida e de obra dos Padres Flávio e Heitor merecem junto das gentes de Ribeira de Pena".



O padre Heitor Bartolomeu Sena Morais nasceu em 1923 e faleceu em 2012, aos 89 anos. Estudou no seminário de Vila Real, onde se formou em teologia. Em 1951 foi ordenado sacerdote na Sé de Vila Real. A par da atividade eucarística, exercida em paróquias de Ribeira de Pena e Chaves, foi professor no colégio privado, fundado por ele e o irmão, em Ribeira de Pena, vila onde também foi membro da direção dos bombeiros voluntários.



O padre Flávio António Sena Morais, nasceu em 1921 e faleceu em 2005, aos 84 anos. Fez estudos no seminário de Vila Real, onde completou em 1945 o curso de Teologia. No concelho de Ribeira de Pena fez um percurso de sacerdote similar ao do irmão.  Além disso, foi professor no colégio privado, na Telescola e no ensino secundário; presidente da direção da Santa Casa, da Escola Preparatória de Cerva e fundador dos bombeiros voluntários de Ribeira de Pena.



Casa de Travancas, onde nasceram os dois padres e onde, todos os anos, mesmo após a sua morte, uma festa de família  junta numerosos sobrinhos e seus agregados familiares.


As gentes de Travancas  receberam com regozijo a notícia da homenagem que  Ribeira de Pena prestou a dois dos seus filhos.



Sem comentários: