sábado, 28 de março de 2015

Regresso à aldeia

A casa... às flores do jardim

Uma longa ausência de Travancas refletiu-se no adormecimento temporário do blogue.


Mesmo sem o desvelo do "jardineiro", os bolbos de tulipas, jacintos e narcisos floriram ao ritmo da mudança das estações.


As flores de fim do inverno não exigem  cuidados de rega; a chuva e a baixa temperatura encarregam-se de manter a terra húmida, condição necessária para que as plantas brotem e cresçam viçosas.



No jardim de casa, jacintos e narcisos multiplicam-se de um ano para o outro, ao contrário das tulipas, cujos bolbos são alimento de vorazes ratazanas. Os canteiros, com clareiras, espelham desolação.



Ameixeira temporã em floração. Trata-se de uma variedade de ameixa vermelha, inapropriada para o clima frio de Travancas. Apesar da profusão de flores, os frutos não vingam, queimados pelas baixas temperaturas de abril e maio. Em vários anos só duas ameixas amaduraram!


Primeiro entardecer no Planalto Ecológico, após o regresso a casa. Ao fitar o Larouco, mergulhado no belo e grandioso horizonte, apetece louvar O Todo Poderoso que fez a Terra cheia de flores e frutos; e que fez o Céu, onde voam os passarinhos. Apetece dizer-Lhe, Senhor, obrigado por me dares olhos que podem contemplar a Tua obra!



Sem comentários: