sábado, 18 de outubro de 2014

Tanta Fruta!

O  fruto proíbido é a mais apetecido
Provérbios


A agricultura e, no caso concreto, a fruticultura, é uma atividade  económica de rendimento incerto, porque o fator "estado do tempo", não dependenete diretamente da ação humana, interfere na produtividade, dando origem a bons e maus anos agrícolas.


Todos somos capazes de dar exemplos de árvores frutíferas que num determinado ano não deram qualquer fruto e noutros ficaram carregadas.



As árvores que se cultivam no planalto de Travancas - ameixeiras, pereiras de verão e de outono, macieiras, aveleiras e nogueiras - este ano deram muita fruta, como já não se via há algum tempo.



Rica em proteínas, a fruta é um alimento que os médicos aconselham que faça parte da nossa  ementa, diariamente.



  
Um  ditado inglês  diz que "An apple a day keeps the doctot away".  Traduzindo à letra, "Uma maçã por dia mantém o médico longe".



Nas nossas terras,  indo ao encontro  do provérbio  "Se queres ser são, come fruta com pão" comia-se pão com uvas ou figos!


 "Frutos e amores, os primeiros são os melhores".   Ninguém questiona que o fruto proíbido é o mais apetecido mas será discutível, para alguns,  que os frutos sejam melhores que os amores. 
 



Quem não quer dar das suas  pêras, não espere das alheias. 

Pequena quadra do tempo em que às 10 horas da manhã se tomava o "almoço" e se "jantava" ao meio-dia.
Ao almoço dão-me pêras;
Ao jantar pêras me dão;
Dão-me à tarde pão com pêras 
E à noite pêras com pão.


Ano de ameixas, ano de queixas. 



Ameixas e ameixeiras, Deus as tire das nossas leiras.  E esta, hein!


Provérbio árabe: " Só se atiram pedras em árvore carregada de frutas".  A árvore é a pessoa, as frutas são as qualidades, e as pedras são as críticas e a inveja.
 


Uma fruta podre estraga as companheiras

Sem comentários: