segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O Semeador

Espalhando as sementes do renascer


Argemil da Raia é um mundo de agradáveis surpresas onde, de quando em vez, encontro moradores, de mim desconhecidos, a trabalhar no campo e com quem não tem sido difícil estabelecer relações de empatia. Assim voltou a acontecer no início de outubro, quando numa saída, em tarde soalheira, que me levou à  Fonte Fria e ao posto de vigia florestal, encontrei o semeador.


 
Soube mais tarde que se chama Urbino. Avistei-o ao longe, a ele e à esposa,  em campo lavrado, num lugar ermo, a semear centeio à manta. O boculismo produziu em mim uma  serena sensação de alegria e de bem-estar interior.




Fascinado pela beleza do cenário, parei a bicicleta e pus-me a olhar embevecido, enquanto um forte impulso, semelhante a um iman, me levou a aproximar  do casal.




A parábola do semeador

«Ouvi. O semeador saiu a semear; quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram-na. 
...
Mas outras caíram na boa terra e, brotando e crescendo, davam fruto; um grão produzia trinta, outro sessenta e outro cem. 
Disse: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça 
São Marcos, cap.4, vers. 3-9





A semente que não morre continua a ser apenas um grão mas a que perecer sob a terra renascerá numa nova planta que, dando muitos grãos, alimentará mais vidas.




A visão bíblica, do homem a deitar sementes à  terra, também me trouxe à memória "O Semeador", famoso quadro de Vicent Van Gogh, pintor holandês que  retratou os trabalhadores do campo, que tanto admirava, em harmoniosa comunhão com a Natureza.



Canção do Semeador

"Na terra negra da vida,
Pousio do desespero,
É que o Poeta semeia
Poemas de confiança.
O Poeta é uma criança
Que devaneia.

Mas todo o semeador
Semeia contra o presente.
Semeia como vidente
A seara do futuro,
Sem saber se o chão é duro
E lhe recebe a semente."
Miguel Torga,




 Sementeira de outono


Bairro das Poulinhas em Argemil.
 ... E a semente encontra-se a germinar no imprevísivel.




Sem comentários: