quinta-feira, 8 de maio de 2014

A pintassilga não voltou

Veio o rabo-ruço

O ninho foi feito na primavera de 2013 na ameixeira do quintal.  Pela descrição que fiz ao Eurico - ninho e pássaro pequenos - tratava-se de ninho de pintassilga. Depois da partida dos pássaros deixei ficá-lo na árvore, na esperança que a passarinha lá voltasse este ano a chocar os ovos mas a expectativa foi gorada, o ninho permaneceu vazio, antes, durante e depois da floração.



Em contrapartida, em abril nidificou  este outro passarinho, a que chamam rabo-ruço. Macho e femea serão de cores diferentes!


O casal escolheu a trave do telhado do cabanal, para nidificar, ou será que chocou os ovos em ninhos feitos em anos anteriores? Gostava de saber!



O rabo-ruço  tem muitos nomes. Chamam-lhe também rabirruivo preto, rabeta, rabisca, carvoeiro, ferreiro, etc.



Desde que voltei a Travancas, no Domingo de Ramos, chamou-me a atenção a sua constante entrada e saída do cabanal. Na altura pensei que estivesse a fazer o ninho mas já estaria a alimentar as crias porque, no final de abril, ensinou os filhotes voar, quando sairam do ninho.



Nesse dia temi que o gato da Dona Alzira, a rondar o cabanal, comesse algum deles. Felizmente, três do passarinhos levantaram voo.  A mãe não saiu do quintal enquanto o último  não partiu.



Que lição de amor materno não nos dão as aves!


Sem comentários: