sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Festa do Cordeiro em Roriz

Paga por negociante de castanha

No passado dia 1º de dezembro houve festa na aldeia vizinha que, como se sabe, faz parte da  União de Freguesias que junta Travancas e Roriz.


O convívio gastronómico não foi para  comemorar a Restauração da Independência, infelizmente o feriado foi extinto, mas para selar o bom relacionamento entre produtores e comprador de castanha.


Desde há vinte anos que o final da campanha da castanha é festejado desta forma. Em data aprazada, os de Roriz poem a mesa e o negociante de Rebordelo arca com a despesa.


À volta dela, no salão da Associação Cultural   e Recreativa, juntaram-se produtores de castanha, comprador e alguns convidados, para festejar um contrato que a todos  satisfaz e a ambas as partes interessa dar continuidade.


Para a festa foram assados três cordeiros no forno do povo.


Pão, vinho tinto e refrigerantes completavam  a refeição, servida em regime de self.-service.






Enquanto Travancas produz  em pouca quantidade, Roriz, rodeada de soutos, produz mais de 60 mil quilogramas de castanha. São vários os produtores  cuja colheita é superior a 5 toneladas de castanha, principalmente de variedade judia, paga a a mais de 2 € por kg..


Negociante de castanha com o senhor Antero Ginja, presidente da anterior Junta de Roriz e membro da atual Assembleia da União de Freguesias.


A confraternização  à volta da mesa prolongou-se pelaa tarde fora.



No próximo ano cá nos voltaremos a encontrar,  parecem dizer,  pelo ar de satisfação, representantes de produtores e de comprador de castanha.


Forno do povo, onde foram assados os cordeiros da festa

Sem comentários: