sábado, 7 de setembro de 2013

Emigrantes com Portugal no Coração

 
 
As nossas aldeias já se esvaziaram. Os filhos da terra,  quais aves migratórias, gozadas as férias, regressaram às  cidades do litoral, aos Estados Unidos, à  Bélgica, Suíça, Espanha, França e a outros recantos do mundo, para onde foram à procura de uma vida melhor.
 
 

 
 
Longe da pátria, perto dela no coração! No estrangeiro, autocolantes nos carros e medalhas de ouro  ao pescoço, com o emblema da seleção das cinco quinas, são exemplos da forte ligação afetiva dos emigrantes a Portugal.
 



 Menino, sabes  o que é a pátria?
 
Mas, tal como o passarinho volta ao ninho, o emigrante, periodicamente, volta à pátria, ao rincão de origem, por mais humilde que seja.  O seu patriotismo manifesta-se no amor à bandeira nacional, hasteada em casa. No livro da terceira classe, a geração com mais de 50 anos, aprendeu e nunca esquece que:

"A pátria é a terra em que nascemos, a terra em que nasceram os nossos pais e muitas gerações de portugueses como nós".
 
 

 
Que:
"Na Pátria está, meu menino,  a casa em que vieste à luz do dia, o regaço materno que tanta vez te embalou, a aldeia ou a cidade em que tu cresceste, a escola onde melhor te ensinam a conhecê-la e a amá-la, e a família e as pessoas que te rodeiam."
 
 


 
E a lição de patriotismo terminava assim:

É nossa Pátria bendita todo o território em que, à sombra da nossa bandeira, se diz, na formosa língua portuguesa, a doce palavra Mãe!

Mais que outros portugueses, os emigrantes sentem a pátria no coração.
 
Até à volta!
See you soon!
À bientôt!
Hasta la vista!
 
 


Sem comentários: