quarta-feira, 10 de julho de 2013

Travancas Renova-se

Casas de cara nova

A aldeia despovoa-se  mas, habitantes e não residentes, apostados na fixação e no retorno à terra, constroem, reconstroem e restauram casas familiares, degradadas,  a maioria para habitação secundária.  Apesar dos tempos de crise, o movimento de renovação do património arquitetónico urbano tem sido constante nos últimos anos.
 
 

Obras na casa herdada pela dona Claudina, no início de maio de 2013

Atualmente, no bairro Além do Rigueiro, estão a fazer-se obras em duas casas que vão embelezá-las exteriormente e torná-las mais confortáveis. 




A top model, casa mais fotografada por mim
 
Constrói-se com mais qualidade e há uma tendência para o retorno ao uso do granito, material de construção tradicional.  Esta bonita imitação de pedra cortada, nas paredes da imponente maison, está a ser feita por galegos de Feces de Cima.
 
 
 
 
São várias as casas no povo onde os galegos têm estado a substituir a cal por massa  impermeável, mais eficaz no combate à humidade e cujo aspeto granítico, cinzento ou acastanhado, acentua a proximidade, estilizada, à ruralidade das casas tradicionais transmontanas, enriquecida, ela própria, com uma panóplia de estilos de diferentes origens.
 
 

 
 
 


Casa do Tó pintada e ornamentada de granito  A renovação, feita no ano anterior, combina harmoniosamente com a casa ao lado.  A Dona Joaquina, sua vizinha, também mandou há dias dar umas pinceladas na dela, tendo ficado mais branquinha. E assim vai Travancas, renovando e recuperando o seu património arquitetónico!
 

Sem comentários: