terça-feira, 2 de julho de 2013

Ouriço-cacheiro no jardim

E sapo na horta
 


Há dias, ao fim da tarde, encontrei um ouriço-cacheiro adulto num canto do jardim. Todo enroscado, parecia  uma bola de espinhos! Não via nenhum desde que há largos anos uma ninhada andou no cabanal.


 
Virei-o com um pau, sem lhe fazer mal, e fiquei  deitado na relva, a observá-lo, à espera que se abrisse, para o fotografar.
 
 
O ouriço-cacheiro é um animal inofensivo. Come insetos, lesmas, minhocas, lagartas, aranhas, ovos e crias de ratos e aves. É de hábitos noturnos e hiberna de outubro a abril.  



 
 



Como demorasse a pôr-se de patas, fui regar as ervilhas. Quando voltei, porém, já se tinha ido embora!


Por onde será que entrou? Será que continua cá dentro do quintal?



Sapos, cobras e lagartixas
 


Além dos ouriços-cacheiros e da presença constante de lagartixas, no quintal também aparecem sapos, de vez em quando. Este, ainda jovem, encontrei-o quando regava. Salamandra e cobra rateira completam o elenco de animais repelentes mas inofensivos, encontrados no na horta/jardim de casa.

1 comentário:

James disse...

ehehe mto engraçado o Ouriço-cacheiro é um animal que sempre gostei, infelizmente contam-se pelos dedos as vezes que vi um ao vivo, mas por acaso a ultima vez que vi um, foi também no meu quintal...acho que cada vez há menos destes bichos. Obrigado por partilhar!