segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Senhor dos Aflitos 2010

Três dias de festa!















A festa, feita em conjunto pelas três aldeias da freguesia, começou no sábado à noite, com a procissão das velas, desde a igreja paroquial, até à capela do Senhor dos Aflitos.




Os Lobos
São ciclistas BTT de Chaves. Passaram por Travancas, no domingo de manhã, a caminho da praia de Segirei. Encontrei-os no Café Central.

Entre eles estava o conhecido pintor flaviense Mário Lino, cuja obra aprecio pela qualidade plástica e por retratar "o povo transmontano". Foi graças a ele que Os Lobos, incluindo neles uma jovem, aceitaram posar, de bom grado, para o blogue Travancas da Raia.



Nós, os transmontanos, quando é festa, é sempre farta a mesa!



Este ano a procissão passou diante do lar da terceira idade e do nicho de São Bartolomeu. Acompanhei-a até meio do percurso. Depois, como saí de Travancas, não assisti ao leilão, ao arrraial e à descarga de foguetes.






Como habitualmente, integravam a procissão,  - abrilhantada pela banda de Perafita, concelho de Montalegre - andores do Senhor dos Aflitos, de Nossa Senhora de Fátima, de Santa Bárbara e dos patronos de cada uma das três aldeias da freguesia.


Terceiro dia de festa


Apesar de segunda-feira ser dia de trabalho, muita gente passou, durante a tarde, pelas tascas dos mordomos para beber um copo com amigos e familiares.



A atração da noite foi a Jessica, acordeonista natural de Argemil. Antes dela, a assistência, bem composta, ouviu e bailou modas que falam de amor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aflito ficámos nós com o «desafio» daqueles três fueiros!

Tupamaro