sexta-feira, 27 de agosto de 2010

São Bartolomeu 2010

Patrono da aldeia



Travancas tem duas festas muito próximas. A 24 de agosto festeja-se o padroeiro, São Bartolomeu; e no último domingo do mes, o Senhor dos Aflitos, festa da freguesia partilhada com  São Cornélio e Argemil.




Um sol radioso iluminou Travancas desde a manhã do dia 24. Acordado ao som da marcha

"Ó Chaves nobre cidade
Pelo Tâmega beijada
Deixas sempre uma saudade
Terra linda… Terra amada!"

fui até ao Largo de São Bartolomeu, local de onde vinha  a música Por lá ia passando quem se dirigia ao Café Central ou tomava o rumo da igreja, para a missa do padroeiro. Na aparelhagem cantava-se   "Mais chegadinho é bom! Mais chegadinho é bom!" 



Início da procissão
As confissões, feitas por três sacerdotes, não evitaram que a missa começasse atrasada. Mas, as  mulheres, mais que os homens, foram muitas a confessar-se. Alguém sabe explicar a que se deve a desproporção? 





Tradicionalmente, o andor de São Bartolomeu dá a volta à igreja mas, este ano, deu a volta ao povo, passando diante da casa de quem pagou a promessa.




Os homens dos pendões não são sempre os mesmos. Hoje veio-me à memória a imagem do senhor Acúrcio a levar a bandeira...



Diante do Lar da Terceira Idade, uma oração. Antes, a procissão também parara no nicho do padroeiro situado no Largo de São Bartolomeu.




Regresso à igreja
Os dois rapazes, com almofadas colocadas aos ombros, aguentaram bem o peso do andor. Ao vê-los, colaborantes nas ativdades religiosas ou participando nos trabalhos do campo, interrogo-me até quando vão ficar na aldeia.


Senhor padre Delmino a rezar, no adro, as orações com que finda a festa religiosa do São Bartolomeu.



Arraial


Durante a tarde a música não parou de tocar. À noite, o arraial foi abrilhantado por um conjunto que pôs velhos e novos a bailar as modas. A festa foi rija, o tempo ajudou, não se cumprindo a tradição de o São Bartolomeu ser dia de chuva.

Sem comentários: