sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Neve em Argemil da Raia

Bairro das Poulinhas de branco




Dia 10 de Fevereiro de 2010 voltou a cair uma grande nevada no Planalto que vai da Bolideira a Travancas - a "montanha", como dizem em Chaves. Nessa tarde estive em São Cornélio e Travancas, não tendo tido tempo de ir a Argemil, a outra aldeia da freguesia.


No dia seguinte, pela manhã, sob um sol radiante mas com temperaturas negativas, fui a Argemil, onde estive algumas horas a fotografar paisagens que se perderão quando a neve derreter.


Comecei pelo bairro das Poulinhas. No alto da rua encontrei o senhor Gumezindo, Zindo para os amigos. Ao vê-lo lembrei-me da figura do Obelix, personagem gaulês, companheiro de Asterix, que se divertia a atacar as legiões romanas, em defesa da Gália, e a comer javalis assados.
Gumezindo é um nome invulgar. Será de origem germânica? Uma breve pesquisa na internet não me esclareceu mas não é improvavel que seja, uma vez que os Suevos terão estado na origem de Argemil. Esta tribo germânica, fixada em Trás-os-Montes, Minho e Galiza, fundou em Braga, no século V, o Reino Suevo, primeiro reino fundado por bárbaros na Península Ibérica, após a queda do Império Romano do Ocidente.


No alto das Poulinhas, apesar do frio intenso, encontrei diversos moradores a trabalhar ao ar livre.


Senhor Manuel Carvalhal a terminar de rachar lenha. Ao fundo vê-se o posto de vigia florestal.


Os irmãos Gaspar e Márcia a colocar uma rede de vedação no muro. Receio dos lobos? Gaspar é um nome que me faz retroceder à infância, quando aprendi como se chamavam os reis magos, e quando chorei por a professora me ter posto a interpretar o papel de Gaspar, um rapaz mau para com os passarinhos. Na verdade até subia às árvores à procura de ninhos e devo ter partido ovinhos de algum, mas na peça de teatro não gostava de ser mau!


Pedro, marido da Márcia, a reparar a motoserra.
Já tinha indícios - número de alunos a frequentar escola primária - de que a população de Argemil não é tão envelhecida como a de Travancas. A ronda pelo bairro das Poulinhas reforçou essa ideia. O Pedro e a Márcia são pais jovens. Será que não pensam ter mais filhos? Ainda gostava de reportar o nascimento de uma criança, festa de reprodução da família e de revitalidade da comunidade aldeã. Já que o governo central não tem uma política de apoio à natalidade, porque não a Câmara ou a Junta de Freguesia estimularem o nascimento de crianças dando cinco mil euros no nascimento do bébé, aos pais residentes, e mil euros no aniversário, durante os primeiros cinco anos?


Dona Nuri, esposa do ...


...Senhor Máximo


A dona "Ana, do Carlos". Encontrei-a à saída do bairro. Como já nos conhecêssemos, cumprimentámo-nos. A dona Ana é exceção que confirma a regra de que os homens são mais acessíveis do que as mulheres a deixarem fotografar-se por desconhecido.

O Bairro da Igreja


Escola primária fechada. No edficio apenas funciona o jardim de infância. A partir do presente ano lectivo de 2009-2010 os alunos passaram a ir às aulas a Mairos. Terá sido uma medida acertada as crianças irem tão longe à escola, especialnente as da freguesia de São Vicente da Raia?


Poulinhas e cancelo vistos da estrada.


A caminho...

...da igreja de São Miguel.


São Miguel Arcanjo é o padroeiro, patrono ou orago que, fora da igreja, protege a povoação de Argemil.


E a caminho do cemitério e de São Vicente da Raia!

Sem comentários: