terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os Pastores na Festa de Natal

E nas quadras cantadas nos Reis

Os pastores, apascentando os rebanhos ao ar livre, parecem levar uma vida bonita, de harmoniosa convivência com a natureza. Mas a labuta é dura e imagem que a sociedade deles faz é a de pessoas que exercem uma profissão humilde.
Já na Antiguidade era assim, mas foi a eles que um anjo anunciou o nascimento do Salvador e, segundo a tradição cristã, foram eles os primeiros a chegar à manjedoura com oferendas ao Menino e a cantarem-Lhe hinos de louvor.


A esses nómadas - homens, mulheres e crianças - que deambulam solitários nas serras ao redor de Travancas, ao sabor das variações climatéricas, deixo aqui a minha homenagem e admiração pelo trabalho que desenvolvem. Ver também a postagem Ainda há Pastores.


"Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo.


Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor.
Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura».



Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão de anjos celestiais que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».


"Quando os anjos se afastaram deles em direcção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: "vamos então até Belém e vejamos o que aconteceu e o que o Senhor nos deu a conhecer". Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino, deitado na manjedoura.

Depois de adorá-Lo, ajoelhados, os pastores "voltaram glorificando e louvando o Altíssimo por tudo o que tinham ouvido e visto como lhes tinha sido anunciado".




Quadras com pastores cantadas nos Reis

Somos pastores, vimos da serra
Adorar o Deus do céu e da terra;
Um Deus-Menino nós adoramos,
E a Virgem-mãe a quem amamos

Pastores, pastoras
Vamos todos a Belém
Adorar o Deus-Menino
Que a Nossa Senhora tem!


Avante, pastores, avante,
Vamos todos à porfia.
Vamos ver o Deus-Menino
Filho da Virge-Maria


Mensagem de Natal
A estrela mostra o caminho àqueles que, tal como as crianças, sabem ver o que não se pode observar. Simbolicamente significa que para vermos, devemos olhar com os olhos do coração.
Miguel Torga dizia o mesmo, que podemos ver em Trás-os-Montes um "Reino Maravilhoso" desde que "os olhos não percam a virgindade original, diante da realidade e o coração, depois, não hesite".




Sem comentários: